Edição 18 de setembro de 2020

Folheie a edição completa

Na pandemia, as diferentes formas de celebrar a cultura gaúcha

NOVOS FORMATOS | Em um ano atípico, tradicionalistas encontram formas inovadoras de celebrar a cultura gaúcha. CTGs têm apostado na internet para transmitir culto crioulo, além de danças e outras atividades que envolvem o setembro farroupilha. Além desses exemplos, acompanhe, ainda, como os pais e as escolas têm cultuado a tradição, além dos pratos da gastronomia gaudéria que fazem sucesso no formato drive-thru. 

DESEMPENHO | O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 2019 foi divulgado nesta semana. Os dados mostram que a maioria das escolas estaduais de Santa Cruz do Sul atingiram a meta no IDEB, além de dois educandários da rede em Vera Cruz. Veja quais escolas públicas desses municípios se saíram melhor que a média do Rio Grande do Sul.

MUDANÇA NA COLETA | A partir de 15 de outubro, o modelo de coleta do lixo em Vera Cruz vai mudar. Além dos dois dias da coleta regular e o transporte até a destinação final, como já vinha ocorrendo, uma vez na semana haverá coleta seletiva na zona urbana, que vai conduzir o lixo reciclável das casas até a associação dos catadores, a Acotrali. Entenda o impacto econômico e ambiental da mudança para o município e como vai funcionar o calendário de recolhimento. 

E MAIS | Leia também no Jornal Arauto sobre a nova aposta do mercado funerário na região: velório e cremação para pets. No Vale do Sol, veja as perspectivas de quem já iniciou a colheita do tabaco. Produtores e entidades explicam vantagens encontradas por quem semeou e plantou mais cedo nesta safra. Acompanhe, ainda, as decisões das chapas de Santa Cruz do Sul e Vale do Sol, que foram tomadas durante a semana, sobre os candidatos a prefeito e vice-prefeito. Nesta edição circula caderno especial de dar água na boca, tchê.

Edição 18 de setembro de 2020


Folheie a edição completa