A nossa história

A proposta de criar um jornal em Vera Cruz era um sonho antigo, alimentado por algumas lideranças diante da falta de um veículo de comunicação local. O jornal ARAUTO surgiu em 24 de setembro de 1986, com o nome de Vera-cruzense, causando surpresa para a maior parte da população, que desconhecia articulações neste sentido. Seu primeiro anseio era ser porta-voz da comunidade de Vera Cruz, que até então não tinha um veículo de comunicação que a representasse. Com a manchete “Nasce o Nosso Jornal”, o Vera-cruzense circulou pelo município e fez com que a população se identificasse com aquilo que estava posto. Enfim, surgia um canal de comunicação para contribuir com a educação das pessoas por meio da disseminação de informações.

No início, o Vera-cruzense circulava duas vezes por mês, sendo elaborado quase que artesanalmente numa área de festas nos fundos da residência de Maria Nelsi e Ivênio Roque Mueller. De posse de uma mesa, réguas, canetas e uma máquina de escrever emprestada, o jornal começava a se estruturar, numa verdadeira façanha, já que não dispunha da infraestrutura necessária. Aos poucos, os avanços eram necessários porque o trabalho começava a dar frutos. A pequena área de festas já não comportava as atividades do Vera-cruzense, que foi se expandindo.

Então a equipe assumiu um novo projeto: investir na construção de um prédio próprio. No dia 2 de novembro de 1988, Nosso Jornal transferiu seus poucos pertences para as instalações na rua Jacob Blész, 38, onde encontra-se até hoje, inclusive, ampliando significativamente sua estrutura. Em outubro de 1989 o jornal passou a circular semanalmente, o que fez com que crescesse o reconhecimento da população. Naquele período, a direção divulgou metas arrojadas para a época, como a compra de equipamentos que possibilitassem todo processo de composição das edições em Vera Cruz.

EM CORES - Um dos grandes feitos do Nosso Jornal deu-se na edição de 7 de junho de 1991, quando os leitores foram surpreendidos com uma impressão colorida. Tratava-se da edição alusiva aos 32 anos de Vera Cruz, com capa do jornal e capa do caderno comemorativo impresso em cores.

BISSEMANAL - Em homenagem aos 35 anos de emancipação de Vera Cruz, no dia 7 de junho de 1994 o Vera-cruzense estampou a boa notícia aos leitores: passaria a circular duas vezes por semana, mantendo a edição tradicional de sexta-feira e acrescentando uma na terça-feira.

ARAUTO - A edição de 6 de junho de 1997 foi uma das mais surpreendentes na história do Nosso Jornal. Na edição comemorativa aos 38 anos de Vera Cruz, os assinantes não mais encontraram o nome Vera-cruzense no topo da capa. A denominação ARAUTO foi adotada porque o nome se adequava melhor ao crescimento do jornal e a sua tarefa de apresentar um jornalismo abrangente, sério e comprometido. Daí em diante, são diversas as edições representativas que o Nosso Jornal faz circular.

GRUPO ARAUTO – O Grupo Arauto surgiu para integrar as empresas que carregam esse nome e têm o ideal comum de realizar um trabalho de qualidade e com total respeito ao nosso cliente, seja ele leitor, ouvinte ou anunciante. O Jornal Arauto, criado em 1986, é o embrião deste Grupo. A ativação da primeira rádio FM comercial de Vera Cruz, a Arauto FM 95,7, em 2011, foi o passo seguinte. A emissora logo se tornou destaque. Em 2016, com o anseio de estar mais presente na internet, surge o Portal Arauto. Em 2017, a inauguração de um estúdio avançado e uma segunda sede, em Santa Cruz do Sul. Em 2018, a ativação da segunda emissora de rádio, essa no Vale do Taquari: Arauto 90,5 FM, sediada em Mato Leitão. Em 2019, uma grande remodelação no jornal e a criação da identidade de Grupo Arauto de Comunicação. Ainda integra o Grupo a Gráfica e Editora Pale.

Além de Vera Cruz, Nosso Jornal circula nos municípios de Santa Cruz do Sul, Vera Cruz e Vale do Sol. O sistema de entrega domiciliar abrange a cidade e o interior.

Com edições bissemanais, às terças e sextas-feiras, o ARAUTO tem o compromisso de levar ao leitor a informação clara e verídica, atestando o caráter comprometido do jornal no desenvolvimento das comunidades nas quais está presente. Canal aberto com a população, os leitores têm acesso direto ao jornal, assim como têm seu espaço garantido para publicação de artigos de opinião. A cada semana, tem surpreendido os leitores com edições de conteúdo variado, amplas e com layout atrativo, com muitos conteúdos especiais.  

Reconhecido por sua atuação que prima em noticiar o que acontece nas comunidades que abrange, o Arauto destaca o comprometimento em contribuir com o desenvolvimento da região.