Vera Cruz - RS, domingo, 18 de agosto de 2019
Publicado 23/04/2019 » Geral
Ser prefeito hoje exige ter pulso firme
Fonte: Jornal Arauto

Ser prefeito nos dias de hoje, eis o desafio. A baixa arrecadação, o repasse cada vez mais enxuto das esferas superiores e a cobrança da população para com investimentos inquietam os gestores municipais. A situação financeira apertada não é realidade de uma ou duas cidades. Hora ou outra, em encontros de prefeitos, o assunto ganha destaque. Em seu segundo mandato à frente do Executivo de Santa Cruz, Telmo Kirst ratifica as dificuldades enfrentadas. “A principal é a questão da arrecadação. Com a falta de repasses do Estado e da União, é preciso ter pulso firme. A ordem sempre foi controlar gastos e encontrar alternativas criativas para driblar essa situação, que já perdura há bastante tempo”, comenta. “Desde o início do meu mandato, tenho me dedicado a tratar o dinheiro público com responsabilidade. Reduzi o número de secretarias e cortei pela metade o número de CCs; proibi o uso de celulares pagos com recursos públicos; determinei o uso racional de veículos; e, inclusive, no meu primeiro mandato, abri mão do salário de prefeito, para que, diante da situação do Município, esses recursos fossem investidos em obras”, pontua.

E os investimentos apareceram. É orgulho para Telmo a realização de tantos projetos. “Há poucos dias anunciamos a canalização da sanga São João e a pavimentação da rua Homero Viana, no bairro Arroio Grande. Vamos pavimentar a Dona Leopoldina e, em breve, inaugurar o complexo de Linha Santa Cruz”, observa. Recentemente, ainda, a Prefeitura inaugurou a Pista de Bicicross, no Parque da Oktoberfest, e as superparadas. “Fizemos muito, mas ainda temos muito por fazer, inclusive na área da saúde, que é prioridade no governo”, pontua o prefeito.

Para que muitos desses investimentos saiam do papel, é importante um bom laço entre os Poderes Legislativo e Executivo. Telmo afirma que “a relação com a Câmara de Vereadores sempre foi das melhores”. Segundo ele, o Município encaminha projetos de interesse da população e, com isso, a expectativa é que sejam aprovados. “Temos mais de 95% dos projetos do Executivo aprovados pelos vereadores”, sublinha.

Obras: o legado de Telmo
O intuito de Telmo Kirst é deixar “um legado de obras, de transformação e, principalmente, de uma Administração que orgulha o Município pela responsabilidade na aplicação dos recursos públicos e no cuidado com a saúde da população”. Segundo ele, o atual governo é responsável por dobrar o número de Estratégias de Saúde da Família - eram 11 e agora são 22. “Quero ser lembrado por acabar com as filas na educação infantil, melhorar os espaços públicos, parques e praças. Ser lembrado como o prefeito que valorizou os servidores municipais”, frisa. “A saúde financeira do Município é a prova de que foco na gestão dá resultados. Mantivemos em dia o pagamento dos fornecedores da Prefeitura e resolvemos problemas antigos com AES Sul, Corsan e transporte coletivo urbano”, destaca Telmo, que diz que seu orgulho como prefeito é saber que fez o seu melhor até aqui e continuará fazendo até o último dia de seu mandato.

Confira a matéria completa na edição impressa do Jornal Arauto desta terça-feira.

Embora recursos sejam escassos, obras não podem parar. Exemplo é o Acesso Grasel (Foto Guilherme Bica/Portal Arauto)






JORNAL ARAUTO
(51) 3718-3400
Rua Jacob Blész, 38 - Vera Cruz - RS
Caixa Postal 58 - CEP: 96880-000
Copyright © 2010 - www.jornalarauto.com.br






by Sizing - Soluções para Internet