Vera Cruz - RS, sexta-feira, 26 de abril de 2019
Publicado 19/03/2019 » Geral
Área de soja expande 20% em Vera Cruz
Fonte: Jornal Arauto

A área plantada com soja cresceu nos últimos dois anos em Vera Cruz. E são duas as razões, conforme a Emater: a baixa rentabilidade do arroz, o que vem fazendo os produtores trocarem de cultura; e a boa rentabilidade da soja. O preço da soja não se elevou, observa o agrônomo Alberto Evangelho Pinheiro, mas vem se mostrando mais atrativo. “São pelo menos 20% a mais de área cultivada no município”, sublinha. Segundo o Censo Agropecuário realizado no ano passado, Vera Cruz tem 845 hectares com soja.

E pouco mais de seis ficam na propriedade de Ervino Silfredo Martin, de 64 anos, em Ferraz. Ele foi um dos produtores que decidiu ampliar o plantio em 2019, em cerca de 40%. O motivo principal é o preço do milho, que está baixo, combinado ao desejo de aumentar a produção de outra cultura. Atualmente, ele produz também tabaco – cerca de 55 mil pés. “A soja exige investimento. Por exemplo, foram R$ 10 mil para lavrar, discar, deixar a terra preparada. Mas, se quiser colher, precisa investir”, observa ele, que possui maquinário para a colheita – um diferencial, segundo a Emater. “Tem produtores que ainda não mudaram para a soja devido à falta de equipamentos, desde o plantio até a colheita. Muitos precisam alugar o maquinário ou terceirizar o serviço, o que aumenta o custo de produção”, explica o agrônomo.

A COLHEITA
Em Ferraz, Ervino começará a colheita do grão na próxima semana, se o tempo colaborar. Como plantou em duas etapas - uma no final de outubro, dentro do zoneamento, e outra na resteva do fumo, já em final de dezembro -, a retirada da lavoura se dará em dois momentos. Aproximadamente três hectares serão colhidos nos próximos dias e cerca de 3,5 hectares em meados de abril.

 

Em Ferraz, Ervino Silfredo Martin aumentou área cultivada. Plantou do cedo e na resteva do fumo (Foto Lucas Batista/Jornal Arauto)






JORNAL ARAUTO
(51) 3718-3400
Rua Jacob Blész, 38 - Vera Cruz - RS
Caixa Postal 58 - CEP: 96880-000
Copyright © 2010 - www.jornalarauto.com.br






by Sizing - Soluções para Internet