O pontapé de 2019 para o programa Verde é Vida foi em Vera Cruz. Na manhã de sexta-feira, junto à Câmara de Vereadores, representantes de seis municípios da região se reuniram para o recebimento do material pedagógico que norteará os trabalhos deste ano, cujo tema é “Juventude: uma ação social”. De Vera Cruz estão inseridas no programa capitaneado pela Afubra as escolas José Bonifácio, de Linha Andréas, Jacob Blész, de Linha Henrique D’Ávila, e Frederico Augusto Hannemann, de Vila Progresso.
De acordo com o coordenador operacional do Verde é Vida, Márcio Guimarães, o evento de sexta foi para apresentar o planejamento feito para este ano e detalhar as ações, que são voltadas à preservação do meio ambiente. Entre as atividades desenvolvidas pelo programa estão a coleta de óleo saturado nas escolas e o bolsa de sementes, que já distribuiu mais de 25 mil quilos de sementes.
O objetivo do Verde é Vida, realizado em 190 escolas de 58 diferentes municípios da região sul do Brasil, é desenvolver a educação socioambiental, visando a preservação do ambiente, educação no meio rural, sustentabilidade, diversificação e a valorização dos agricultores. “Queremos estar próximos dos associados [da Afubra], manter relação mais próximos com o meio rural”, destacou o coordenador pedagógico do Verde é Vida, José Leon Macedo Fernandes.
APRESENTAÇÃO
Para divertir os participantes do encontro, o grupo folclórico Sterntantz, de Linha Andréas, realizou apresentações de danças alemãs.