Vera Cruz - RS, quarta-feira, 19 de junho de 2019
Publicado 08/01/2019 » Geral
Reduz número de casos de estufas queimadas
Fonte: Jornal Arauto

Nos últimos anos, o número de estufas queimadas aumentou. No entanto, na safra 2018/2019, os índices caíram surpreendentemente. De novembro para cá, o Corpo de Bombeiros Misto de Vera Cruz, que abrange ainda Vale do Sol, registrou três sinistros, contra 12 da safra passada (até dezembro 2017). Apesar de ainda estar no período de colheita, o percentual é baixo. 

Dos casos ocorridos no fim do ano passado (conforme box), os três aconteceram em Vera Cruz: dois na localidade de Ferraz e um em Rincão da Serra. Para o sargento Márcio Estevão de Carvalho Lemos, que responde pelo comando do Corpo de Bombeiros local, a redução se deve às informações disseminadas na mídia e pelo próprio efetivo. “Os produtores têm buscado se informar mais sobre os cuidados que devem ter. Além disso, o nosso efetivo, quando atende a um chamado por incêndio em estufa, mesmo após fazer o seu trabalho, dá orientações para evitar um novo incidente”, sublinha.

Lemos dá algumas dicas de como evitar queima nas estufas. “Uma das orientações é nunca abrir a porta da estufa. Também é recomendado colocar estopas com água nos suspiros e telas para evitar que as folhas caiam e provoquem o início de um incêndio”, orienta.

OS NÚMEROS
Na safra 2018/2019 que ainda não encerrou, apenas três registros foram feitos por queima em estufas. No ano passado, em toda a safra o número foi recorde: 15 estufas queimadas. Na safra 2016/2017, o número foi um pouco menor, com um total de 14 estufas danificadas por incêndio. No ciclo de 2015/2016 foram registrados 11 casos. As causas são das mais variadas e, muitas vezes, o produtor acaba sem a certeza do que deu origem ao fogo. Em alguns casos, somente com a solicitação de perícia - que é feita quando o proprietário julga necessário.

PREJUÍZOS
Há pouco mais de um mês, pai e filho, Guido e Fábio Martin perderam parcialmente a estufa de fumo devido a um sinistro. Moradores de Ferraz, eles acreditam que uma vara tenha caído e causado o incidente, que fez com que 480 varas fossem consumidas pelo fogo.

A ação rápida de vizinhos e amigos fez com que a estufa não fosse totalmente destruída, mas igualmente gerou um prejuízo de aproximadamente R$ 5 mil. Pai e filho conseguiram reestruturar o espaço na semana seguinte, inclusive aumentaram a capacidade e hoje redobram a atenção para evitar novo incidente.

Confira a matéria completa na edição impressa desta terça-feira, do Nosso Jornal.

Martin teve perda parcial de uma das duas estufas e precisou reestruturá-la para seguir com secagem (Foto: Jornal Arauto)






JORNAL ARAUTO
(51) 3718-3400
Rua Jacob Blész, 38 - Vera Cruz - RS
Caixa Postal 58 - CEP: 96880-000
Copyright © 2010 - www.jornalarauto.com.br






by Sizing - Soluções para Internet