Vera Cruz - RS, quarta-feira, 12 de dezembro de 2018
Publicado 20/11/2018 » Geral
Audiências debatem planos para Vera Cruz
Fonte: Jornal Arauto

O Município de Vera Cruz realiza duas audiências públicas nesta semana. A primeira será hoje, a partir das 19 horas, e tratará sobre a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico. A segunda será na quinta-feira, dia 22, no mesmo horário, e discutirá o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. Ambos os encontros serão na Câmara de Vereadores e aguardam a participação da comunidade.

Criado em 2011, o Plano de Saneamento Básico que está em revisão, frisa o secretário de Obras, Gilson Becker, projeta a universalização do saneamento. Hoje, Vera Cruz tem 100% de abastecimento de água na área urbana e 94% na rural. O objetivo, em curto prazo, é atingir os 100% também no interior. Outra meta, assinala Becker, é o aumento do percentual de esgoto tratado no município. “Há proposta de realizar barramento e captação junto ao Arroio Wolfram, utilizando a estrutura atual da ETE do Parque da Figueira, que tem capacidade para isso”, explica. Também consta no plano, entre tantas outras, a drenagem e a ampliação de instalação de tubulação em mananciais (arroios) na área urbana, como galerias. O Município, pontua Becker, elabora projetos para a captação de recursos a serem utilizados na execução destas obras.

Já o Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável é novidade e atende a portaria emitida pelo Ministério da Agricultura em 2017, que deu prazo até este ano para que todos os municípios efetuassem seus planos. Em Vera Cruz, o documento busca o fortalecimento do setor primário. “Ele faz todo um diagnóstico, um levantamento das cadeias produtivas do município e aponta sugestões em todas as áreas, como diversificação e ampliação das agroindústrias, as formas de trabalhar, além da patrulha agrícola, renovação de frota, de caminhões e dos serviços prestados pela Secretaria”, explica Becker, que ressalta que a elaboração ficou a cargo da equipe técnica e envolveu todas as entidades ligadas ao setor primário do município. 

COMO FUNCIONAM AS AUDIÊNCIAS
Ambas as audiências têm por objetivo ouvir envolvidos e a comunidade. Ainda é possível inserir sugestões ou realizar ajustes nos planos. Por isso, destaca o Secretário, a importância da presença da comunidade. Aprovado hoje e na quinta-feira, os planos serão transformados em Projetos de Lei e encaminhados para aprovação dos vereadores.

Umas das metas é aumentar o percentual de esgoto tratado no município (Foto Arauto)






JORNAL ARAUTO
(51) 3718-3400
Rua Jacob Blész, 38 - Vera Cruz - RS
Caixa Postal 58 - CEP: 96880-000
Copyright © 2010 - www.jornalarauto.com.br






by Sizing - Soluções para Internet