Vera Cruz - RS, quarta-feira, 21 de novembro de 2018
Publicado 06/11/2018 » Geral
Primeira prova do ENEM exige interpretação
Fonte: Jornal Arauto

No primeiro domingo em que foi realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), os candidatos fizeram provas de linguagem, ciências humanas e redação. Alguns dos temas abordados foram a declaração universal dos direitos humanos, racismo, ditadura militar e violência contra a mulher. Já o tema da redação foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”.

Para os estudantes vera-cruzenses Mateus Regert, Douglas Cunha, Thaís Padilha, Sabrina Fichborn, Tamires Hoelz e Ana Paula May, que têm entre 17 e 18 anos e estudam na Escola Estadual de Ensino Médio Vera Cruz, o Poli, o primeiro dia de prova foi desafiador, pois além das questões, em sua maioria, serem interpretativas, avaliam a prova como cansativa. “A prova continha questões com textos grandes e que exigiam interpretação. Achei que seria mais fácil, mas não foi”, comenta Thaís. “O desafio foi vencer o cansaço”, acrescenta Tamires. 

Ao perceber a extensão das questões, alguns dos estudantes vera-cruzenses tentaram inicialmente adotar como estratégia avançar para o enunciado e, então, partir para as respostas. “Não adiantou muito, pois era preciso ler. As respostas dependiam de uma análise”, comenta Mateus. “Precisávamos ler, pois algumas respostas eram muito parecidas e exigia interpretação”, reforça Douglas.

Se as questões já haviam gerado desgaste mental, a redação fez os estudantes colocarem a cabeça para funcionar. E não foi fácil. “Foi difícil, pois o tema era muito restrito. Além disso, era fácil fugir do tema”, avaliam Ana Paula e Tamires. Já Mateus revelou ter sido difícil concluir o tema. “Se fosse só manipulação poderíamos ir para o lado da fake news, o que a maioria acreditava que seria o foco, mas envolvendo o comportamento do usuário dificultou”, reflete Tamires.

Confira a matéria completa na edição impressa desta terça-feira, do Nosso Jornal.

Vera-cruzenses avaliam prova como muito interpretativa e cansativa (Foto: Jornal Arauto)






JORNAL ARAUTO
(51) 3718-3400
Rua Jacob Blész, 38 - Vera Cruz - RS
Caixa Postal 58 - CEP: 96880-000
Copyright © 2010 - www.jornalarauto.com.br






by Sizing - Soluções para Internet