Vera Cruz - RS, quarta-feira, 21 de novembro de 2018
Publicado 14/09/2018 » Especial
Sinal verde para a educação no trânsito
Fonte: Jornal Arauto

Mudar a realidade não é tarefa fácil, e nem rápida. Costuma se dizer que é uma sementinha plantada para colher frutos a longo prazo. Mas o primeiro passo precisa ser dado. Isso vale para qualquer tema. Isso vale para quando a ação for do governo, for da sociedade civil ou da iniciativa privada. É preciso começar. Foi o que fez o CFC Machaddo, ao tirar dinheiro do bolso para bancar o projeto Educa Trânsito, desenvolvido nas escolas de Vera Cruz e Vale do Sol desde o ano passado. A ideia é simples, aponta o empresário Fredy Machado. Motivar a reflexão e, a longo prazo, ir transformando o trânsito nesses dois municípios. É aquela história de plantar a sementinha nos futuros condutores.
Mas vai além. Ao percorrer cada escola, o projeto cativa alunos de séries maiores para se tornarem voluntários. O que fazem? Acabam multiplicando as lições junto de alunos menores, o que acaba reforçando o saber. Foi o que aconteceu nesta semana. Estudantes do 9º ano da Escola Walter Dreyer, de Ferraz, foram disseminadores de boas práticas para estudantes da Escola Intendente Koelzer, da mesma localidade. “Não precisa ser um adulto a passar o conhecimento sobre trânsito”.
Quem diz isso é o coordenador do projeto, Antonio Cesar Alves, que explica que existe, normalmente, muita preocupação em falar do condutor, “mas temos que falar de forma lúdica com as crianças, que são pedestres, ciclistas e passageiros agora”, completa, que faz questão de cativar as crianças sem deixar de trazer o jovem para esse debate e torná-lo protagonista.

A matéria completa está na edição desta sexta-feira.

 

Estudantes conscientizam motoristas e buscam motivar a reflexão para um trânsito mais seguro (Foto Arauto)






JORNAL ARAUTO
(51) 3718-3400
Rua Jacob Blész, 38 - Vera Cruz - RS
Caixa Postal 58 - CEP: 96880-000
Copyright © 2010 - www.jornalarauto.com.br






by Sizing - Soluções para Internet