Vera Cruz - RS, quarta-feira, 21 de novembro de 2018
Publicado 27/07/2018 » Especial
STR é referência ao agricultor há 55 anos
Fonte: Jornal Arauto

Foram 134 agricultores que fundaram, em 28 de julho de 1963, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vera Cruz, norteados pela busca por assistência médica, acesso à terra e à aposentadoria rural. Foi no antigo Salão Brandt que as primeiras reuniões aconteceram, época em que o grupo se denominava Sindicato dos Pequenos Proprietários. O primeiro presidente foi Osvaldo Pritsch. As demandas iniciais, com o passar dos anos, foram conquistadas, graças ao empenho e à pressão de sindicatos e federações. Passados 55 anos desde a fundação, a manutenção dos benefícios se mantém, mas surgiram outros desafios, explica Geraldo Back, que está há 22 anos ininterruptos na presidência do STR.
Hoje são cerca de 700 famílias associadas, número que já foi maior, mas aponta uma preocupação das entidades rurais: o desinteresse dos jovens pelas atividades no campo. Para Back, esse é um dos maiores desafios e que exige persistência. “Apesar de programas como Pronaf, Crédito Fundiário e Habitação Rural, ainda não é o suficiente para cativar o jovem, que quer renda garantida”, analisa.
Nestes 55 anos de entidade, ele atesta que o papel do STR é ser referência ao agricultor. “E é, na maior parte deles”, frisa, comparando a um ombro amigo, a base que o agricultor pode contar para buscar informações, encaminhamentos de aposentadoria, na área da saúde, benefícios e serviços, além da agropecuária, mesmo que muitos nem sejam associados.

 

Sindicato completa 55 anos em defesa do produtor rural (Foto Arauto)






JORNAL ARAUTO
(51) 3718-3400
Rua Jacob Blész, 38 - Vera Cruz - RS
Caixa Postal 58 - CEP: 96880-000
Copyright © 2010 - www.jornalarauto.com.br






by Sizing - Soluções para Internet