Vera Cruz - RS, segunda-feira, 23 de abril de 2018
Publicado 17/04/2018 » Geral
Clima quente apressa colheita de soja
Fonte: Jornal Arauto

É hora de ouvir o ronco das colheitadeiras. Pelas lavouras do interior, a soja começa a ser ceifada. 60% da área plantada, que nesta safra chegou a 600 hectares, já está armazenada em Vera Cruz, de acordo com dados da Emater. Mas como está a produtividade? Guilhermo e George Franke herdaram a prática da agricultura e mantém produção de soja em 60 hectares, na localidade de Mato Alto. Os grãos começaram a ser colhidos na semana passada e, se o clima permitir e o maquinário não enfrentar problemas, toda a área deve estar limpa até amanhã.

Os irmãos garantem que a produtividade permanece no mesmo patamar da safra anterior: 50 sacas por hectare. Mas isso não é geral. Guilhermo mesmo comenta que em outras locais a quebra poderá ser sentida. O que pode contribuir para um incremento na receita dos produtores, no entanto, é a seca registrada na Argentina. Em função dela, Guilhermo acredita em um aumento de 30% na comercialização.

PROJEÇÕES
Com cerca de 360 hectares de soja já colhidos em Vera Cruz, a projeção da Emater, de acordo com os técnicos Bruno Flores e Alberto Pinheiro, é uma baixa na produtividade. O motivo: a estiagem que atingiu as lavouras nos meses de janeiro a março. Em algumas localidades, a seca chegou a afetar 50% da produtividade esperada.

A COLHEITA
A colheita de soja teve início no Rio Grande do Sul em meados de fevereiro. A Região das Missões foi a primeira. Por aqui, segundo a Emater, a janela de colheita vai de março a maio, conforme o plantio e o ciclo da cultivar. Outro limitante é o fator climático. Concretizando-se a previsão de tempo seco, a colheita deve estar concluída na primeira quinzena de maio.

George e Guilhermo plantam 60 hectares e comentam que produtividade se mantém a de 2017 (Foto Lucas Batista/Jornal Arauto)






JORNAL ARAUTO
(51) 3718-3400
Rua Jacob Blész, 38 - Vera Cruz - RS
Caixa Postal 58 - CEP: 96880-000
Copyright © 2010 - www.jornalarauto.com.br






by Sizing - Soluções para Internet