Vera Cruz - RS, sexta-feira, 20 de outubro de 2017
Publicado 13/10/2017 » Geral
“Não pode desanimar nunca”
Fonte: Jornal Arauto

O Outubro Rosa tem por vocação estimular a prevenção ao câncer, especialmente o de mama. É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano, informa o instituto Nacional de Câncer (INCA). A vera-cruzense Marlise Bonnenberger recebeu o diagnóstico da doença em 2010. E quando achou que estava livre, o câncer de mama voltou, em 2013. Se na primeira vez, a novidade causa medo, angústia, sofrimento, na segunda vez, a assustou mais, porque já sabia de tudo o que viria pela frente no tratamento para enfrentar a doença, tão temida pelas pessoas. Quem pensa que o diagnóstico derrubou Marlise, está enganado.

Hoje com 63 anos, ela se mostra uma mulher vitoriosa e encoraja as demais a se cuidarem, a lutarem pela vida. Na caminhada em alusão ao Outubro Rosa, na tarde quente de quinta-feira passada, no centro de Vera Cruz, ela estava lá. De camiseta e chapéu rosa, na corrente pela saúde. Marlise faz questão de multiplicar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. A experiência própria dispensa mais justificativas. “Nunca senti dor, nunca senti nada. No fim do ano fui fazer um check up e a mamografia apontou o câncer na mama direita”, frisou a vera-cruzense, que fez quimioterapia, radioterapia e cirurgia para reconstrução da mama.
Além do diagnóstico precoce e de seguir todas as fases do tratamento, o sucesso para chegar à cura passa pelo lado emocional, revela Marlise. Manter a fé, o pensamento otimista, ter a “cabeça boa”, mesmo diante de tantas notícias tristes que envolvem essa doença. “Não pode desanimar nunca. Jamais pensei que não iria conseguir”, sublinha ela, com um sorriso largo no rosto, pronta para estimular mais pessoas a cuidarem da própria saúde, manterem o otimismo diante das dificuldades e rirem para as vitórias da vida.
PROGRAMAÇÃO
O Outubro Rosa segue na semana que vem em Vera Cruz com as atividades: 
| Dia 16, 14h: atividades com os Grupos de Mulheres Rurais de Linha Fundinho e de Rincão da Serra, no pavilhão da EMEF Ernesto Wild, em Linha Fundinho;
 | Dia 18, 14h: atividades com o Grupo de Mulheres Rurais União Faz a Força, no pavilhão da EMEF Gonçalves Dias, em Ferraz;
 | Dia 19, 14h: atividades com o Grupo de Mulheres Rurais Sempre Avante, no pavilhão da EMEF Júlio de Castilhos, em Linha Dois de Dezembro.

Vera-cruzense ressalta a importância do exame para detectar precocemente (Foto Arauto)






JORNAL ARAUTO
(51) 3718-3400
Rua Jacob Blész, 38 - Vera Cruz - RS
Caixa Postal 58 - CEP: 96880-000
Copyright © 2010 - www.jornalarauto.com.br






by Sizing - Soluções para Internet