Vera Cruz - RS, terça-feira, 12 de dezembro de 2017
Publicado 10/10/2017 » Vale do Sol
Mais de uma semana sem luz
Fonte: Jornal Arauto

“É inadmissível isso”, resume o empresário Valdomiro Persch, dono do projeto Videiras do Vale, em Linha Herval de Baixo, região serrana de Vale do Sol. Há uma semana e um dia completados ontem, não havia sido restabelecida a energia elétrica. Além de postes caídos, Persch relata tronco de eucalipto tombado sobre a rede. “Por aqui tem sido a rede que segura os postes, e não o contrário”, relata, mencionando a precariedade da estrutura e a necessidade de investimento duradouro, reforçando a rede, não apenas soluções paliativas. “Tem sido só remendão”, reclama o empresário.

Na propriedade, Persch acabou instalando na quinta-feira um gerador, que tem a capacidade de manter a bomba d’água, a geladeira e o freezer funcionando. Antes disso, para ter água era preciso buscar de balde, no poço. E a carne que estava armazenada foi consumida em abundância, frisa ele, para evitar que se estragasse. Mas até agora, seus pais, ele com 99 anos e a mãe com 89, assim como os demais moradores da propriedade, estão sendo forçados a tomar banho com caneca de água quente. E sem qualquer romantismo, as refeições - e todo o resto - estão sendo feitas à luz de velas.
Outras localidades sofriam com a falta de energia elétrica desde o dia 1º de outubro. Até a manhã de ontem, Fontoura Gonçalves também estava sem luz, o que só foi restabelecido no turno da tarde, para alívio dos moradores, comerciantes, professores e alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Duque de Caxias, que fica na localidade. 
60 CLIENTES ÀS ESCURAS - Segundo informações da concessionária RGE Sul, neste momento são 60 clientes sem energia elétrica em Vale do Sol, no interior do município, e continua o trabalho do contigente para que sejam solucionados totalmente os problemas nas localidades.
Como o temporal danificou muito a estrutura, muitos postes e a rede em geral estão sendo reconstruídos, por isso da demora na manutenção, explica a assessoria de imprensa da RGE. Não há, no entanto, previsão de retorno da luz para estes clientes, pois depende de cada caso e localidade, especialmente nos locais de acesso mais dificultado e que exige a troca de postes ou fiação. 

Na propriedade de Persch, rede caída é realidade (Foto Divulgação)






JORNAL ARAUTO
(51) 3718-3400
Rua Jacob Blész, 38 - Vera Cruz - RS
Caixa Postal 58 - CEP: 96880-000
Copyright © 2010 - www.jornalarauto.com.br






by Sizing - Soluções para Internet