Vera Cruz - RS, quinta-feira, 24 de abril de 2014
Publicado sábado, 1 de janeiro de 2011 22:36 » Últimas Notícias - Estado
Tarso Genro é empossado governador do Rio Grande do Sul
Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul
O ano de 2011 ainda estava em suas horas iniciais quando o primeiro governador eleito no 1º turno na história política gaúcha pronunciou a frase: "Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis e patrocinar o bem comum do povo rio-grandense". Na Assembleia Legislativa, Tarso Genro e Beto Grill pronunciaram o compromisso constitucional e foram empossados pelo presidente do Parlamento gaúcho Giovani Cherini - como determina o artigo 35 da Constituição Estadual.
Após dar posse aos eleitos, Giovani Cherini entregou ao novo governador elos coloridos que simbolizam a cooperação. “Sinto sinceramente que o governo governará para todos”, afirmou Cherini. Em breve discurso na Assembleia Legislativa, Tarso afirmou que irá propor “um pacto de poderes” no RS. Giovani Cherini conduziu o governador e o vice-governador empossados ao Palácio Piratini, onde eram aguardados pela governadora Yeda Crusius.
No salão Negrinho do Pastoreio foi assinado o Termo de Transmissão de cargo pelos governadores Yeda Crusius e Tarso Genro. Na ausência do vice-governador Paulo Feijó, Beto Grill assinou a Ata de Assunção ao cargo de vice-governador do Estado.
Em seu discurso de despedida, Yeda Crusius saudou o futuro governo. “Desejo ao governo eleito todo o sucesso, a responsabilidade é gigantesca”, disse.
Tarso Genro saudou companheiros de coligação, de partido e os ex-governadores Alceu Collares e Olívio Dutra. “Tenho bem claro que não sou um vencedor solitário”, declarou, agradecendo aos colaboradores pela eleição vitoriosa. O governador lembrou três personalidades que o inspiram, Erico Verissimo, Raimundo Faoro e Nelson Mandela: “O futuro fica mais cristalino quando nossa reflexão se dirige àqueles que foram exemplos no nosso comportamento e para nossa vida política”. Segundo o governador, Erico Verissimo “abriu os olhos de todos nós para o significado do Rio Grande”, Raimundo Faoro era “um porta voz solitário de um povo excluído e manipulado pelos formalismos de uma democracia já superada” e Mandela, uma “representação espirtiual, moral e política de um novo projeto democrático da esquerda mundial e da esquerda brasileira que queremos representar aqui no governo do Estado. Vamos promover o crescimento de nosso Estado de baixo para cima”, projetou o governador.
“Prometo esforçar-me superandos todas as minhas limitações, inspirado no presidente Lula e em nossa presidenta Dilma Rousseff. Muito obrigado ao povo gaúcho. Viva o Rio Grande, viva o Brasil! Vamos construir um novo Rio Grande”, declarou o governador de todos os gaúchos da sacada do Palácio Piratini para a multidão que acompanhava a cerimônia.
 






JORNAL ARAUTO
(51) 3718-3400
Rua Jacob Blész, 38 - Vera Cruz - RS
Caixa Postal 58 - CEP: 96880-000
Copyright © 2010 - www.jornalarauto.com.br






by Sizing - Soluções para Internet